O que é um site responsivo?

Em matéria de desenvolvimento de sites, inúmeras são as soluções e recursos existentes atualmente. Diariamente novas tecnologias são desenvolvidas, bem como novas formas de aplicá-las. Impulsionado pela demanda por acessibilidade, um desses recursos que mais estão em evidência é a criação de sites responsivos.

Como o próprio nome sugere, esses sites respondem ao ambiente. Do ponto de vista prático, adaptam-se aos dispositivos nos quais são visualizados: smartphones, tablets ou computadores convencionais. De acordo com a resolução (grosso modo, tamanho da tela), o layout se redefine para oferecer ao usuário uma melhor experiência de navegação.

Por muitos isso já é considerado uma exigência ao invés de um diferencial, uma vez que o número de pessoas que navegam pela internet através de dispositivos móveis já possui grande relevância. Por isso, no meio mobile, é preciso oferecer as mesmas possibilidades e conteúdo presentes na “versão convencional” do seu site.

Uma constatação dessa necessidade advém do fato de cerca de 43 milhões de brasileiros já acessarem a internet através de seus smartphones e tablets. Não obstante, é também grande a parcela desses usuários que utilizam a internet exclusivamente nesses dispositivos. Deixar de atender e estar disponível para esse público representa a perda de oportunidades para seu negócio, seja na forma de vendas ou construção de uma imagem institucional.

Para todos os efeitos, faz-se necessário o pensamento de que sua presença na internet não pode ser estática como seu endereço físico. Uma reformulação de um site não diz respeito apenas ao seu conteúdo ou layout, mas também à sua adaptação às diferentes plataformas, tecnologias e tendências que surgem a cada semana (se não dia).

“Enjoar” do seu site não é mais um parâmetro de decisão para saber quando está na hora de repensá-lo.

Fonte: Clint Digital


Comentários (0)


Deixe um comentário